REQUERIMENTO DE AUXILIO DOENÇA

REQUERIMENTO DE AUXILIO DOENÇA

INSS

O auxílio doença é um dos benefícios mais conhecido pelos trabalhadores brasileiros, mas pode ser que você ainda não saiba exatamente como ele funciona ou em quais casos você teria direito a receber.


Antes de mais nada, conhecer do que se trata esse benefício já acaba com muitas dúvidas, já que um simples nome nem sempre diz muito.


O auxílio doença é um dos benefícios que o trabalhador que é assegurado pelo INSS tem direito e pode receber sempre e quando ficar incapacitado para realizar seu trabalho habitual por mais de 15 dias, seja por acidente no trabalho ou por uma doença grave.

Art. 59, da Lei 8.213/91. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

Esse auxílio tem como objetivo ajudar o trabalhador durante um determinado tempo, sempre que for comprovado que está incapaz ( incapacidade temporária) de exercer as atividades.

Entre os principais requisitos para conseguir solicitar o auxílio doença estão:

  • Carência de doze contribuições mensais;

  • Ter a qualidade do segurado, que é a inscrição e comprovação dos pagamentos da previdência;

  • Comprovação de Perícia;

  • Caso seja empregado de uma empresa, é preciso estar afastado por mais de quinze dias pelo mesmo motivo (acidente ou doença), intercalados ou corridos.

Aquelas pessoas que recebem o de auxílio-doença, não pode exercer atividade remunerada. Se o fizer, o benefício será cancelado desde o retorno à atividade (art. 60, § 6º da Lei 8.213/91). No entanto, existem exceções que você deve consultar.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

✅ RG OU CNH DO REQUERENTE

✅ CERTIDÃO DE CASAMENTO (SE CASADO)

✅ LAUDO MÉDICO

✅ SENHA DO SISTEMA GOV.BR (CASO JÁ POSSUA)

✅ TELEFONE CELULAR NO MOMENTO DA REQUISIÇÃO

TAXAS E VALOR DO SERVIÇO:

✅ TAXA DE SERVIÇO: R$ 50,00 CADA SOLICITAÇÃO

NOSSA LOCALIZAÇÃO: