O Marketing de Conteúdo no Funil de Vendas

Sabemos que a base do Marketing de Conteúdo é a disseminação de conteúdo exclusivo, inédito e relevante para o seu público alvo, mas resta a pergunta: Como encaixar esta estratégia no meu Funil de Vendas?

Este questionamento não é exclusividade sua, caro(a) leitor(a), muitos clientes me fazem a mesma pergunta, por que a prática do Marketing de Conteúdo não é escrever conteúdos aleatórios que você considere importante, ou uma continua autopromoção. Reafirmando apenas que você é merecedor das compras de seus clientes.


Aplicar conteúdo em um Funil de Vendas pelas etapas: #Atrair, #Converter, #Vender e #Reter. Estas palavras dizem muito, mas no contexto prático fica um tanto quanto confuso.

Irei descrever cada etapa #prática do Funil de Vendas, preste bem atenção, combinado?


O Topo do Funil de Vendas:


É o início de tudo, seu público alvo às vezes nem sabe que precisa do seu produto ou serviço, ou ainda que poderá resolver algum problema cotidiano, neste primeiro momento não deve haver expectativa de vendas, mas sim expectativa de visualização de suas postagens, que devem ser informativas a respeito:

  • · Inovação e tecnologia embarcada;

  • · Aprofundar o segmento do mercado que você está inserido;

  • · Sua experiência no mercado;

  • · Educar o mercado quanto a solução contida em seus produtos e serviços.

Agora os canais que devem ser utilizados, para atrair público para as suas publicações:

  • · Página de Facebook;

  • · Perfil do Facebook;

  • · Instagram Pessoal e Comercial;

  • · Grupos de Facebook;

  • · Canal do Youtube

  • · Blog da Empresa.

As publicações devem ter conteúdo descontraído e informativo, nada de muita complexidade, artigos curtos de no máximo 5 minutos de leitura em seu Blog, que façam primordialmente seus possíveis clientes desejarem saber mais sobre o que está apresentando nos canais referidos.


O Meio do Funil de Vendas:


Neste ponto, o potencial cliente já demonstra certo engajamento, com comentários, menções e curtidas em: seus post, artigos e vídeos, é hora de obter mais informações a respeito deste lead, busque ativamente conversar com ele nas redes sociais ou no seu Blog, construa uma landing-page oferecendo um e-book grátis e obtenha dados de contato, prepare um conteúdo mais complexo que o do topo do funil de vendas, este lead está esquentando, e possivelmente ele já terá demonstrado dúvidas ou necessidades, aborde:

  • · Quais problemas seu produto ou serviço pode resolver;

  • · Como seu produto é fabricado;

  • · Qual experiência positiva que o cliente terá;

  • · O uso tornará a vida do seu cliente mais agradável.

Os canais que deveram ser utilizados nesta fase são mais personalizados, por que você tem o contato do cliente, então utilize:

· Landing-pages;

  • · E-mail;

  • · WhatsApp;


O Fundo do Funil de Vendas:


Seu cliente após toda a nutrição estará pronto para se tornar um consumidor, o lead estará quente, pedindo mais informações para você, as interações serão mais frequentes, desta forma vamos oferecer conteúdos apenas sobre o produto e sua empresa. Aplicados em formato de #WhitePapers, são fichas técnicas mais detalhadas com poucas páginas e uma diagramação mais limpa que um e-book.


Com este conteúdo as dúvidas que restarem serão respondidas levando a decisão de compra, pois seu negócio se fixou na memória do seu cliente.


Os #leads que eram apenas consumidores de seus conteúdos, realizaram os pedidos!!!! Pronto bora começar tudo de novo?


Claro que não, a mágica do Funil de Vendas é essa, os conteúdos já estão prontos, basta direcioná-los de acordo com a etapa que seu cliente está, atualização de conteúdo constante é importante e quanto mais conteúdo diversificado sobre seu negócio melhor, pois como já disse no artigo Os benefícios do Marketing de Conteúdo, se postar pelo menos 13 conteúdos inéditos por mês seus acessos vão quadriplicar!!!!!

E por fim e não menos importante temos a saída do Funil de Vendas, é a etapa da #Retenção, você irá realizar o processo de pós-venda. É o momento que define um simples consumidor de um promotor de vendas para a sua empresa. Mantenha contato com o cliente, peça para ele e envie:
  • · Responder pesquisas de satisfação

  • · Dar depoimento a respeito da experiência de compra;

  • · Falar como o produto ou serviço está ajudando no cotidiano;

  • · Envie promoções personalizadas;

  • · Envie produtos relacionados;

  • · Cartões de felicitações de aniversário e datas comemorativas.

A ideia aqui é obter material rico de satisfação e utilizar no seu Funil de Vendas, por que já ouviram o ditado: “palavras motivam, mas o testemunho consolida!!!”, por isso mantenha seu cliente perto. Faça ele entender que todos são uma família e mesmo que haja alguma experiência ruim, sua empresa o apoiará.


Após realizar a leitura destes itens, espero que tenha uma ideia melhor de como aplicar o conteúdo no seu Funil de Vendas, e claro se precisar de nossos serviços para desenvolver suas copywrite, artigos, postagens, e-books e whitepapers, estamos a sua disposição, nossa equipe de profissionais irá pesquisar e enviar conteúdos ricos e inéditos para fomentar seu Funil de Vendas acesse nossa loja e adquira já!!!!

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