Plano de Estratégia do Marketing de Conteúdo

Para qualquer negócio, online ou físico ter objetivos claros é o que faz a diferença quanto a implementação de qualquer estratégia.


Muitas vezes pela falta de conhecimento e organização o empresário ou empreendedor digital, quer implementar estratégias, mas sem antes entender seu próprio negócio e quais serão a longo prazo suas expectativas de crescimento.

Lógico ter o pé no chão é sempre um bom conselho, pior que não ter objetivos e criar algo que seja inatingível de tão complexo.


A questão aqui é saber o “CORE BUSINESS” do seu negócio. Traduzindo saiba o coração que faz seu negócio funcionar, você como criador é a pessoa quem mais deve saber, a respeito do funcionamento.


Mas se você não entende muito bem isso, neste artigo vamos ajudar você, a entender melhor como implementar a estratégia de Marketing de Conteúdo e seus objetivos que devem ser claros!!!


Como já disse em artigo anterior “Os Benefícios do Marketing de Conteúdo”, toda estratégia deve perseguir um objetivo que traga benefícios reais para o negócio, como por exemplo:

  • Gerar reconhecimento da marca;

  • Aumentar o engajamento com a marca;

  • Educar o mercado;

  • Gerar vendas;

  • Diminuir o custo por venda;

  • Aumentar o ticket médio de vendas.

Agora que você já escolheu um objetivo, vamos iniciar o planejamento da estratégia em Marketing de Conteúdo. O primeiro passo agora é entender um conceito muito utilizado atualmente que é: indicadores-chave de performance. São métricas que serão utilizadas para avaliar sua estratégia ou como ela está se desenvolvendo se dentro ou fora do esperado.


Números são importantíssimos para manter uma lógica de evolução ou retração, sem este acompanhamento nenhuma estratégia de marketing, será bem sucedida, nem pense que isso é complicado de mais, porque não é !!!!

Algumas características de um bom indicador-chave de performance são:

  • Ser importante: escolha uma métrica que realmente impacte seu objetivo escolhido anteriormente, e não apenas por “vaidade” ou só porque possui uma performance melhor nela isso é perigoso demais;

  • Ser simples de entender: nada de cálculos matemáticos complexos, a métrica deve ser simples de mensurar e ser entendida por todos numa rápida análise;

  • Ser facilmente mensurável: como estamos associando as métricas ao objetivo escolhido, como por exemplo: Um indicador-chave de performance de número de assinantes de e-mail, é facilmente medido e atrelado a uma meta de 10% de crescimento ao mês;

  • Ser capaz de levar a uma ação positiva: à analise dos dados obtidos até o momento com seu indicador-chave de performance, deve trazer respostas e melhoras positivas ao seus objetivos, por exemplo: na meta de crescimento de assinantes de email conseguimos apenas um crescimento de 5%, o que faltou para a chegar na meta de 10% de aumento mensal? Uma atitude deve ser a de verificar os canais utilizados para divulgar o processo de assinatura de newsletter, ou seu conteúdo não está atingindo o público correto. Se estas ponderações não forem possíveis, você escolheu indicadores errados, e deve retornar ao início do processo.

  • Definidos os indicadores-chave de performance, agora é hora de avaliar os canais e como eles estão se desempenhando:

  • Reconhecimento da marca: neste escopo temos as curtidas no Facebook, aumento de seguidores no Twitter, visualizações, curtidas e comentários em vídeos no YouTube, melhora no tempo de visitas no site, blog ou loja virtual;

  • Engajamento com a marca: aumento dos compartilhamentos em redes sociais, aumento do número de páginas visitadas no site, blog ou loja virtual e com isso temos a baixa taxa de rejeição, além dos comentários em postagens;

  • Educação do mercado: visitas mais constantes a seu site, blog ou loja virtual, aumento de inscrição em sua lista de e-mails ou entrada no seu grupo de WhatsApp e assinantes ou seguidores dos feeds de rede sociais e demais canais que possibilitem acompanhamento das suas publicações em tempo real;

  • Geração de leads: conversões em landing pages e assinaturas que tragam dados cada vez mais completos de cada cliente ou possível cliente, gerando crescimento da base de contatos, possibilitando a criação de Personas para seu negócio;

  • Geração de vendas: número de vendas aumenta e será possível calcular a relação de vendas por leads;

  • Custo por venda: tempo gasto para efetuar uma venda, número de vendas, CAC (custo de aquisição de cliente);

  • Ticket médio de vendas: tempo de contrato de cada cliente, e o quanto cada cliente está comprando está aumentando o valor do compra?

Enfim seguindo estes passos em sua estratégia de marketing de conteúdo, com certeza haverá uma real eficácia da estratégia e você e sua equipe de vendas verão isso, através das métricas criadas e os objetivos definidos, estes irão sendo alcançados conforme a sua complexidade, dando espaço para novos objetivos. A internet é um ambiente dinâmico e com isso a necessidade de constante avaliação e reposicionamento para que seus objetivos vão se alternando criando um ritmo claro de crescimento.


Agora não adianta uma estratégia de marketing de conteúdo perfeita, sem os conteúdos para dar corpo ao que está querendo atingir em seus objetivos. Por isso criamos a Explore Conteúdo, são profissionais de diversas áreas do conhecimento, que irão pesquisar e elaborar textos de qualidade para você implementar as ações dentro de sua estratégia.


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