ALONGUE-SE para VIVER BEM

O alongamento é uma prática de atividade física que faz parte (ou pelo menos deveria) do cotidiano de todo ser humano. Para realizarmos as nossas ações diárias, como: acordar, escovar os dentes, preparar o café da manhã, trabalhar, estudar, passear, dançar, namorar, se exercitar, praticar esportes e descansar, necessitamos de MOVIMENTO.


O movimento por sua vez é realizado através da dinâmica de diversos componentes do nosso corpo, como por exemplo: articulações, ossos, ligamentos, nervos, cartilagens e músculos. O movimento é o combustível da vida, é através dele que nos expressamos, nos desenvolvemos e nos superamos. A sua ausência nos debilita e pode-nos acarretar traumas físicos e psicossociais.


Quem nunca parou uns segundinhos durante o dia para se espreguiçar?


O nosso corpo pede por alongamento e as nossas atividades exigem movimentos e posturas que tensionam nossa musculatura. Uma vez encurtada ou super tensionada, necessita mudar o seu estado de tensão. Uma contratura, onde a musculatura se encontra encurtada (contraída) ou um estiramento onde há alongamento intenso, irá gerar desconforto (como câimbras) e dor e podem também gerar lesões em estruturas importantes, assim como um longo período de descanso (por exemplo o sono), ou a imobilidade advinda de doenças ou traumas que impossibilitam o movimento.


Quais os benefícios do ALONGAMENTO?


Os alongamentos preparam as estruturas do nosso corpo para que possamos nos movimentar e realizar nossas tarefas com eficácia.

Dentre os diversos benefícios do alongamento, destacam-se, a melhora da flexibilidade, o bem estar físico e metal , previne lesões articulares ,melhora o equilíbrio e a coordenação motora, melhora a percepção corporal, alivia dores, proporciona relaxamento, previne e trata alterações posturais, além de melhorar as condições cardiovasculares e respiratórias.


  • Como fazer um bom ALONGAMENTO?


É importante seguir sempre as orientações dos médicos, fisioterapeutas e do educador físico.


Você pode começar o alongamento pelos músculos cervicais (cabeça) e seguir para ombros, peitorais, braço, antebraço, punhos, coluna vertebral, quadril, pernas, e tornozelos. Ao realizar o movimento que cada estrutura faz, você deve aplicar uma tensão a este movimento por cerca de 20 a 30 segundos e esta tensão NÃO deve apresentar DOR. É importante que o alongamento sempre esteja associado a respiração (inspirar e expirar).



DICAS IMPORTANTES:

No trabalho, sempre que possível, faça pausas curtas durante o expediente para se alongar, isto irá melhorar o rendimento e a qualidade do seu trabalho e irá prevenir lesões por esforços repetitivos e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho.


Na prática esportiva ou na atividade física, o alongamento prepara a musculatura para melhor executar sua função, previne lesões e melhora o seu desempenho.


Os alongamentos podem ser feitos ao despertar, ao longo do dia e a noite. Eles também podem ser realizados em todas as faixas etárias, seguindo as orientações profissionais e respeitando as limitações de cada indivíduo.


ALONGUE-SE E VIVA BEM !!!

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