top of page
  • Foto do escritorAUREA

EDUCAÇÃO ECOLÓGICA E AMBIENTAL

Sobre a educação ecológica, a infância e o imaginário, uma contribuição ecológica para a formação de professores (de quem esteja a paz), afirmando que trabalhar os problemas ecológicos na escola não requer parar ou interromper as atividades pedagógicas do quotidiano.

As crianças que crescem integradas à sociedade e não subordinadas a ela podem se tornar um ser integral, integrado e construtivo de forma ecologicamente mais justa.


O objetivo do artigo de Maria Lúcia de Amorim Soares, De Semióforos, Motivo Edênico e Educação Ambiental é tratar a natureza, categoria de análise em educação ambiental, como um semi-jogo que a conecta com a temática edênica que habita o imaginário social brasileiro.


Também é orientado a descrever as formas como as empresas usam a natureza como mercadoria e mostra como a atenção de alunos e professores na escola está voltada para o objeto - a natureza, e não para o ato do pensamento em si.


Na experiência internacional, Vladimir Russo apresentou características de recursos baseadas no desenvolvimento profissional tomando o ACEE como exemplo, e relatou projetos de educação continuada na África, com foco no Certificado Avançado em Educação Ambiental da África do Sul (ACEE). Olga Bermudez revisou a história da educação ambiental na Colômbia e identificou 1994 como o momento em:


Que a educação ambiental era considerada o eixo horizontal da educação básica, o que a tornava uma atividade ao invés de um plano de cobertura nacional.

A educação ambiental de Columbia enfatiza que é de pouca importância nas universidades. No campo da educação ambiental, Rodrigo Barchi falou sobre as passagens que viveu em Porto Alegre durante o Fórum Social Mundial de 2002, que chamou de dias quentes, noites longas Isabel Orellana apresentou os aspectos teóricos e práticos das mesas redondas, conferências, cursos e espaços de discussão temática realizados em La Havana, Cuba, durante a IV Conferência de Educação Ambiental.


Portanto, seu livro é intitulado na IV Conferência Ibero-americana de Educação Ambiental: Contribuições Teóricas e Práticas para a Ação Educativa pela Mudança. A trajetória da pesquisa em educação ambiental está traçada: a reflexão das autoras Maria Maria Rita Avanzi e Rosana Louro Ferreira Silva sobre o II EPEA (Congresso de Pesquisa em Educação Ambiental) realizado na UFSCar em 2003 concluiu que este é o esforço de pesquisadores da região para consolidar a educação ambiental.


O relatório de atividades do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GE22) da ANPEd, elaborado por Marcos Reigota, apresentou as atividades preparatórias, elaborado na 26ª Reunião Anual da ANPEd em 2003.

22 visualizações0 comentário
bottom of page