O Inbound Marketing, o chamado Funil de Vendas

Atualizado: Ago 13

Continuando a série desmistificando o marketing de conteúdo, neste artigo abordo de forma bem simples de direta sobre o funcionamento do #Inbound Marketing ou popularmente conhecido no Brasil como #Funil de Vendas.

Como expliquei no artigo anterior, que o marketing de conteúdo e a oferta sistemática de conteúdos ricos para seus clientes e possíveis clientes, de forma que estes ao se sentirem apoiados por sua empresa se engajem e participem mais ativamente de suas redes sociais aumentando o trafego de qualidade em seu site ou loja virtual.


Para que isso aconteça temos a metodologia do Funil de Vendas, que por meio de etapas bem definidas vai filtrando o público capturado pelas ações de marketing realizadas nos meios digitais a sua disposição, como #FanPages, #Landing Pages, #Call-of-Action, Canal do #Youtube e ou #E-mail Marketing.


Tudo tem início no topo do funil que chamamos de #Atrair, muitos locais que você pesquisar apenas irão te dizer que é a parte que você por meio de conteúdo relevante atrai visitantes interessantes no seu negócio.

Mas como fazer isso? É a pergunta que custa ser respondida de forma clara e bem direta, então vamos lá a esta explicação:


O começo é um pouco complicado mesmo, pois suas ações tem que criar o máximo de exposição possível, tanto nas redes sociais como em seu site ou loja virtual, primeiro passo criar um Blog e a página na Facebook, Perfil profissional no Instagram, Twitter e Canal no Youtube.


Pois são os locais no qual você ira de encontro com seu público-alvo, criando um circulo virtuoso de tráfego, no qual você capta na rede social e direciona ao seu blog e do seu blog para seu site ou loja virtual.


Postagens de artigos que sejam exclusivos e inéditos, sem CTRL+C e CTRL+V, as postagens devem ter uma chamada para ação, como os exemplos a seguir:

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Criar imagens e gifs que atraiam a curiosidade de quem ver sua postagem no feed das redes sociais ou na pesquisa do Google, uma vez atraído o visitante de ser motivado a fornecer para você pelo menos seu nome e e-mail de uso, para que você consiga realmente captura-lo e assim e ele passe para o próximo estágio do funil.


#Converter é a próxima etapa do Funil de Vendas, mesmo que seu o visitante já tenha fornecido para você os dados de contato para continuar recebendo novidades de seu negócio, é preciso engaja-lo, oferecendo degustação de seus serviços, test-drives, preços promocionais ou até mesmo gratuidades.


Este momento é delicado e decisivo, para que ele fique com você e não seja traído pelo seu concorrente, ofereça a melhor atenção as duvidas de quem se manifestar em comentários nas suas postagens tanto nas redes sociais quanto no seu blog, por favor responda de forma ágil as questões enviadas.


Assim seu cliente se tornará #Lead, ou seja deixará você conduzi-lo e irá seguir você em todos os novos materiais postados. Além de com as interações conseguir definir o que é preciso ser abordado, pois geralmente maior parte dos clientes fazem as mesmas perguntas, então o esforço de vendas tem um folego maior para lidar com um número crescente de requisições de dúvidas, já que você terá material disponível para envio imediato.


Pronto agora estamos prontos para #Vender. Você deve ter pensado graças à Deus, chegou a hora que mais me interessa!!!


Realmente o terceiro momento do Funil de Vendas, é justamente a concretização do negócio ou se preferir o checkout, antes este cliente era um desconhecido, você o nutriu com informações, apostou em uma promoção para deixa-lo mais confiante quanto aos seus produtos e serviços ele passou a te seguir e então realizou a compra tornando-se consumidor.


Nossa que caminho complicado, não é? No primeiro contato com essas informações que estou transmitindo para você pode parecer meio confuso, mas pense é um processo bem lógico de você pensar em um funil que no topo e largo e na base e mais estreito, não são todos que iniciaram o funil que irão comprar, não estou dizendo isso. Mas sim quero deixar claro que é um processo que com o passar do tempo vai ficando cada vez mais automático, por que o material, já estará a disposição e você verá a peculiaridade de cada cliente, e fornecerá as informações mais relevantes naquele momento.


Mas ainda não acabou temos em fim a ultima etapa do Funil de Vendas que é #Encantar ou #Fidelizar, o pós-venda é importantíssimo, por que vender uma vez e bom agora imagine vender sempre para aquele cliente que você conduziu (Lead), por todos os passos agora ele sempre quer algo que você está vendendo, é a consagração de qualquer negócio.


Fale com seu cliente, pergunte como está experiência dele com o produto ou serviço, como foi a experiencia de compra, peça sugestões de artigos e postagens e deixe claro que: você está a disposição para ouvir sobre as necessidades futuras, sendo que ele irá procurar primeiro você para perguntar se pode atende-lo em uma nova demanda, ao invés de ir ao GOOGLE e buscar outra empresa.


Desta maneira você torna um mero consumidor em Promotor de seus produtos e serviços, que será um o responsável por meio de seu testemunho de encantamento com sua empresa, atrairá para seu Funil de Vendas novos futuros clientes de forma totalmente gratuita para você. Já imaginou isso?


Esta metodologia consegue em pouco tempo se trabalhada forma correta, trazer benefícios únicos para seu negócio.


É como será necessário muito texto, para postagens e artigos para o blog, site ou loja virtual, conte com a exploreconteudo.com.br, para criarmos todos os textos que necessitar no seu funil de vendas, temos os profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento, para elaborar de forma cativante seu público-alvo.


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