top of page

O que é Marketing de Conteúdo

Atualizado: 13 de ago. de 2020

É uma forma de criar #vínculo com seu cliente, oferecendo conteúdos informativos, que nutre-o de uma forma que ele consegue achar solução para suas dúvidas e possíveis problemas que ele está tendo no seu cotidiano.

Desta forma com vídeos, textos, e-books ou Podcasts, você interage com seu público-alvo de forma direta, valorizando a sua marca, que será lembrada a partir daí como uma ferramenta de auxílio aos anseios que seu cliente tem. Deixou de ser apenas uma estratégia para se tornar um padrão no mercado.


As grandes empresas já utilizam esta #metodologia há anos, e a cada dia mais adeptos estão entrando no mercado, em seu lançamento digital com proposta de criar maior intimidade com seu cliente, instruindo-o sobre a área de conhecimento que seus produtos e serviços abrangem.

Pois a internet mesmo sendo ampla, estava se tornando #monótona, a diversificação de conteúdo é uma grande sacada dos motores de busca, o GOOGLE quem iniciou esta implementação e os demais mecanismos foram gradualmente seguindo esta diretriz.


Desta forma quem copia algum conteúdo, não é ranqueado e ainda ajuda o autor original a subir nas pesquisas, justamente pelo compartilhamento e menção realizada pelo sujeito que fez a cópia.


Uma coisa é preciso entender, não é por que está ali #publicado que você deve copiar, se for copiar algo de interessante para corroborar o que você está informando ao seu público-alvo, #mencione sempre a fonte, dai sim é legal e o GOOGLE não irá rebaixar sua página por plágio.


Vemos que este tipo de marketing, nutre seus Leads e com isso, eles passam a seguir sua empresa nas redes sociais e demais postagens que você realizar, aumentando sua exposição, e por consequência os seus acessos orgânicos serão de maior qualidade, diminuindo sua taxa de rejeição, que é um fator muito importante.


A taxa de #rejeição é proporção que seus visitantes, apenas acessam uma página sua e não permanecem, indicando que não existe nenhum conteúdo interessante ali, então o GOOGLE irá entender que seus esforços em ter conteúdo atraente não está sendo eficaz, mesmo você monetizando em anúncios patrocinados, sua aparição nos primeiros resultados de busca serão muito prejudicados.


Foi-se o tempo em que apostar em palavras chaves era um negocio da China, quando eu comecei a trabalhar com marketing digital em 2007, o Google AdWords estava começando e com um investimento baixo, era possível realizar campanhas incríveis, bastava encher o site ou loja virtual com as palavras compradas e “Voilà”, sua presença no topo da pesquisa estava assegurado.


Mas com o tempo e o uso ao meu ver abusivo desta metodologia de campanhas de #promoção, tornou o custo de palavras muito alto, porque quanto mais interessados em uma mesma palavra maior seria seu valor, então o GOOGLE começou a fazer leilão de palavras e o “Bid”, mais alto era quem teria o direito em utilizar a palavra em sua ação de marketing.


Outro ponto a favor para o surgimento do Marketing de Conteúdo ao meu ver, foi a consolidação das rede sociais, mesmo que sejam realidade a mais de 20 anos, apenas com a popularização do #Facebook, começamos a ver a utilização de empresas na busca mais ativa por clientes. Dai surgiu a revolução do #Instagram, e vivemos a década do relacionamento social digital.


Creio que foi a maior revolução na internet até então, os dispositivos móveis de alta tecnologia embarcada, a melhora brutal da internet em #smartphones, tornou as redes sociais mais acessíveis, assim os sites perderam seu destaque e até mesmo a busca do #GOOGLE, não era mais importante, pois o “FEED” era muito mais interessante.


A necessidade passa a ser mais interação que oferta, mostrar não é suficiente, agora é preciso dar detalhes, informações úteis e aplicáveis. Desejo de compra sempre existiu e sempre vai existir o ponto é que com um Marketing de #conteúdo bem realizado, o seu cliente irá comprar seu e não de seu concorrente.


Antes a concorrência era na praça medida em aspectos #geográficos, hoje você concorre com empresas em qualquer lugar do mundo, com a evolução dos meios de pagamento digitais, as barreiras da negociação foram implodidas.


A relevância de suas postagens em seu blog, rede social ou #e-mail marketing, devem ser bem construídas, não escreva a esmo, crie um cronograma de conteúdo que aborde o todo de seu negócio, produto e serviços.


Ou seja: Primeiro sobre quem é o vendedor, depois sobre o que você oferece e por fim sobre como será seu pós-venda, caso exista alguma necessidade adicional de seu cliente a ser satisfeita. São passos importantíssimos.

Mas você não irá postar tudo de uma vez, irá fazer à medida que seu cliente esteja se envolvendo com seus textos, vídeos e podcasts. Criando um funil de Vendas, assunto que será abordado no próximo artigo.


Com a exploreconteudo.com.br, você tem a sua disposição profissionais que oferecem conteúdo único criado para atender as necessidades de seu negócio, para que os efeitos benéficos do marketing de conteúdo sejam realmente alcançados.


Se não tem familiaridade com a produção de #textos, não se preocupe faremos isso por você, tendo a disposição escritores especializados em diversas áreas do conhecimento, com experiência profissional comprovada, sendo atuando no mercado ou lecionando em escolas técnicas e superiores.


Se utilize deste serviço para reduzir seus custos em marketing digital, não aposte em #soluções que parecem mágicas, e sim em algo que oferece ao seu negócio uma construção bem criativa de um legado na internet, que valorize sua marca, por que afinal quanto melhor você cuidar de sua marca, mais ela irá crescer e estar na memória recorrente de seus clientes, pois lembraram com carinho que sua empresa os ajudou nas suas dúvidas e eventuais problemas.


Seja inovador, contratando um serviço sério e dinâmico como o da exploreconteudo.com.br.

Clicando aqui, você será direcionado a nossa a página de apresentação de nossos autores parceiros para conhecer um pouco mais da história de cada um.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page