As caricaturas do Marketing de Conteúdo

Atualizado: Set 6

Desde o meu primeiro contato com o Marketing Digital, há mais de 14 anos, entendia o que hoje chamam de Marketing de Conteúdo, e Funil de Vendas. Vender é uma arte e para obter sucesso é preciso resiliência e conhecimento.

Ao criar o projeto, Explore Conteúdo, comecei a buscar mais o que está sendo distribuído em grupos no Facebook e em demais redes sociais como o Instagram, e a cada dia fico mais intrigado, se eu quem sou correto demais, ou quem se diz criador de conteúdo (copywrite) estão fazendo processos de empurra de promessas e mentiras, para obter dados de possíveis clientes.


Como venho desenvolvendo nos posts sobre Marketing Digital deste BLOG, criar um Funil de Vendas de qualidade exige muito conteúdo: personalizado e inédito. Mas quando entro nos referidos grupos de criadores de conteúdo, vejo vários usuários oferecendo absurdos como:

  • · Ganhe R$ 3.500,00 mensais trabalhando 4 horas por dia para o Netflix;

  • · Ganhe R$ 100,00 a R$ 300,00 por dia respondendo publicidade;

  • · Ganhe R$ 1.565,00 reais por mês com seu celular no seu sofá;

  • · Ganhe R$ 4.000,00 reais no mês só precisa me dar 20% deste valor.

Não quero parecer chato, mas isso não tem cara de esoterismo, do tipo: “trago seu amor de volta em 7 dias, na região de Botafogo”.

Uma coisa que aprendi ao longo de todos esses anos, que não existe milagres, quando o AdWords era barato lá em 2009, que palavras custavam menos de centavos de real por clique, ou quando o Facebook Ads surgiu lá em 2014 e com R$ 5,00 reais por dia seu alcance era 300% maior do que hoje gastando R$ 50,00 por dia.


Ou quando em 2015 o Instagram, lançou seu sistema de anúncios pagos, e era uma dificuldade enorme validar os anúncios e a conta comercial, dada as exigências da plataforma.


Hoje em 2020, temos um mercado digital no Brasil, com muito a expandir, mas a qualidade não está no primeiro lugar. Sinto que as pessoas preferem enganar para obter dados, e quem fornece esses dados quer ser enganado numa ideia fixa que sem esforço irá ficar bem de vida trabalhando com seu smartphone, que foi comprado em suaves prestações a perder de vista.


Não quero acreditar que criar anúncios em Facebook, Googles Ads, Taboola e Instagram seja forçar apenas a curiosidade para vender!

O marketing de Conteúdo é muito maior, oferecer sim algo que traga valor ao seu público, que o faça perceber que é parte de algo maior, que apenas uma negociação financeira, eu sempre digo em meus vídeos e postagens, que oferecer algo de valor é mais importante que o retorno financeiro.


Em um primeiro momento seu cliente tem que comprar seus conteúdos, e depois sentir-se livre em consumir seus produtos e serviços pagos, os indianos atualmente tem dado um show no mercado digital, oferecendo aplicativos web de produção, oferecendo material de apoio e uso de teste com dinheiro de volta se o cliente não estiver satisfeito com os recursos mesmo depois de 60 dias após a assinatura.


Outra reclamação que vejo muito são os dados falsos, de telefone e de email, nos formulários de captação de Leads, estava recentemente num bate-papo com uma moça, que tinha essas dúvidas. Eu expliquei para ela que se o Lead não estiver comprometido com sua Autoridade ou Influência, claramente irá utilizar de um gerador de TEMPmail e de Número de telefone, somente para validar o formulário e obter a recompensa.


O brasileiro tem que aprender, com a comunidade internacional que a relação com digital é muito diferente da física, o apelo é diferente, mais focado em instrução e diversificação, creio que esse se tornará meu bordão: “deixe a internet mais interessante!!!”.

#Pesquise, #crie e #publique com sua personalidade e não como muitos dizem por aí, para obter muito engajamento, prometendo justamente aquilo que você não irá entregar!!!!

Esses comportamentos deselegantes, apenas criam maior barreira para os profissionais, sérios que estão atuando no mercado para oferecer resultados duradouros a seus clientes.


Do que adianta uma estratégia de curto prazo?


Se é possível envolver e engajar seu cliente, a realizar compras de forma recorrente, além disso torná-lo seu promotor de vendas de forma deliberada, influenciando outros leads, reduzindo drasticamente seu custo de aquisição.


Enfim não fique procurando soluções: mágicas e rápidas, a concorrência aumenta a cada dia, então seja único, seja correto e venda apenas o que você realmente pode entregar, seus resultados vão aparecer a medida de seu esforço em se fazer presente nos canais digitais.

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